Trilhas, pedaladas e cavalgadas esperam por você na Praia do Rosa

Que a Praia do Rosa é um paraíso nós já contamos aqui. Com lindas praias, belos restaurantes e atrações no verão e inverno, é um lugar que todo mundo precisa visitar, pelo menos uma vez na vida. E se você curte ecoturismo, hoje vamos indicar alguns passeio que você pode fazer a pé, de bike ou a cavalo.

Trilhas

Caminho do Rei - Praia do Luz

Uma das trilhas mais procuradas da região, o Caminho do Rei tem 2,5 km e dura cerca de 30 minutos de caminhada e leva até a Praia do Luz. O acesso à trilha é por uma rua com alguns restaurantes e moradias rústicas, no chamado alto do Caminho do Rei. A trilha não apresenta grandes obstáculos, começa com uma grande subida, mas o restante do caminho é repleto de árvores e sombra. Ao final, as árvores formam uma espécie de túnel verde que levam até a Praia do Luz. O caminho foi parte da rota do rei Dom João VI, no século XIX, quando esteve no Brasil para visitar as fronteiras com a Espanha no Tratado de Tordesilhas.

Praia Vermelha

Essa trilha é um pouco mais complexa que a primeira da nossa lista, porém é melhor sinalizada e oferece alguma infraestrutura no caminho. Logo ao norte da Praia do Rosa é possível ver uma passarela de madeira que indica o início da trilha. Todo o percurso é digno de foto, por isso você pode ir parando em alguns pontos para admirar a paisagem. Recomendamos que evite os horários de sol forte, entre as 11h e as 16h, pois é uma travessia entre um morro de encosta rochoso com muitas subidas e descidas íngremes.

No caminho você vai cruzar por muita mata, flores, cactos, pedras e vegetação preservada em meio a grandes penhascos. Parte da trilha é feita por dentro da mata nativa e alguns pontos contam com caminhos de madeira, corrimão e pedras posicionadas estrategicamente para auxiliar a passagem. O caminho é bem sinalizado com placas e até algumas lixeiras.

Pedalada

A Praia do Rosa é cenário adorado por ciclistas de todas as partes. Na região acontece a Bike Marathon, prova de cross country para Mountain Bikes, que neste ano acontece nos dias 22 e 23 de Setembro, com concorrentes competindo em 32 categorias e 3 pistas. No ano passado, o evento contou com 600 ciclistas e em 2018, a expectativa é reunir ainda mais atletas.

Rota das Baleias

Um dos caminhos mais belos para serem percorridos de bike é a famosa Rota das Baleias, que abrange desde a Praia do Rosa até o sul da ilha de Florianópolis. O trajeto é  Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca porque é a região onde esses animais permanecem entre os meses de julho e novembro e podem ser avistadas pelos turistas. Nesse caminho, os ciclistas percorrem estradas de terra, trilhas e praias com areia firme, parando em diversos mirantes para contemplar os animais e as belas paisagens da região.

Cavalgadas

Passeio a cavalo são extremamente agradáveis. Feitos na praia, então, melhor ainda. Algumas empresas oferecem o serviço e há mais de 30 trilhas que podem ser percorridas na região. Entre mata-nativa e a beira da praia, as cavalgadas podem ser feitas por adultos e crianças, com opções mais longas e outras mais curtas e simples.

 

As trilhas da Praia do Rosa são um espetáculo da natureza com beleza exuberante. Seus dias em Imbituba podem ficar ainda mais especiais se você optar por um desses passeios.