Treino funcional na praia: por que não?

Se você acha que mar e areia são sinônimo de descanso, pense duas vezes. O litoral também pode ser uma ótima opção para quem quer manter a forma. Que tal experimentar um treino funcional na praia e aproveitar os benefícios?

Por que praticar treino funcional na praia

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano. São ações simples, como agachar, saltar e correr. Você até pode usar acessórios durante a atividade, mas é possível atingir bons resultados apenas com o peso do próprio corpo.

O exercício ajuda a desenvolver as funções motoras básicas, garantindo aumento de força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Ou seja: é uma ótima escolha para quem quer levar uma rotina saudável e envelhecer bem.

O mais bacana é que o treino funcional não trabalha regiões musculares isoladas. Você mexe o corpo inteiro de uma vez, o que torna a modalidade muito mais dinâmica. Além disso, essa técnica promove um esforço cardiovascular intenso, colaborando para gastar mais calorias.

Aliás, quer emagrecer? Então invista em atividades físicas na praia.

“O gasto calórico chega a ser 20% maior nesse tipo de ambiente e a musculatura – em especial a que estabiliza os nossos movimentos e articulações, os posteriores de perna e os paravertebrais, que são responsáveis pela estabilização da coluna junto com os abdominais – é muito mais exigida”. Quem afirma é Giulliano Esperança, personal trainer pós-graduado em fisiologia do exercício, em entrevista ao portal Terra.

Sugestão para fazer funcional na praia

A seguir, sugerimos uma rotina de movimentos funcionais para você realizar na areia. O treinamento promete queimar até 600 calorias em 40 minutos. O objetivo é fazer quatro séries de 40 segundos para cada exercício abaixo, com dez segundos de descanso entre eles. O material foi publicado na revista Boa Forma.

  1. Agachamento isométrico (parada)
  2. Corrida frente e costas (5 metros ou cinco passos largos)
  3. Abdominal remador (abraçando os joelhos)
  4. Avanço alternado
  5. Deslocamento lateral (5 metros ou cinco passos largos)
  6. Flexão de braço
  7. Agachamento
  8. Prancha frontal
  9. Elevação de quadril deitada

Importante: lembre-se de respeitar seu limite corporal. O treino que funciona para uma pessoa nem sempre é adequado para outra. Antes de sair pela praia testando agachamentos e flexões, converse com um educador físico e avalie se você tem condições de aderir à modalidade.

Dicas para um funcional na praia ainda melhor

Curtiu a ideia? Então vamos às últimas dicas para você aderir ao treinamento funcional neste verão.

– Cuide de sua pele. Evite o período entre 10h e 16h para atividades ao ar livre. Lembre-se, também, de aplicar filtro solar e de ingerir bastante líquido.

– Vista legging. A calça evita que a areia da praia se grude no seu corpo suado.

– Alimente-se bem. Um café da manhã reforçado fornece energia para encarar a bateria de exercícios. Melhor ainda se você incluir opções saudáveis no cardápio!

Aqui na Hospedaria das Brisas, os clientes começam o dia com uma refeição gostosa e nutritiva. Tem bolo de tapioca, pão sem glúten, ovos mexidos, suco detox e mais uma série de comidinhas ideais para os dias quentes.

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Venha aproveitar, você também, este pedaço de paraíso no litoral de Santa Catarina! Com paisagens tão encantadoras, treinar na praia fica muito mais fácil. 😉