Semana da Baleia Franca movimenta o Rosa em setembro

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o município de Imbituba recebe a edição 2019 da Semana Nacional da Baleia Franca. Esse evento propõe uma série de atividades em homenagem à mascote da região. No programa, apresentações musicais, passeios temáticos e festival gastronômico. Confira os detalhes!

Por que homenagear a baleia-franca em Santa Catarina?

Esse cetáceo é um visitante ilustre da Praia do Rosa. Todos os anos, as baleias-francas deixam as águas gélidas da Antártida e seguem em direção ao litoral catarinense para se reproduzir. O local, inclusive, tornou-se área de proteção ambiental da espécie.

O fenômeno ocorre a partir do fim de julho e pode seguir até novembro, dependendo das condições climáticas. Porém, os meses de agosto e setembro são o melhor período para a observação de baleias no Rosa. Por sinal, muitos visitantes vêm para cá apenas para acompanhar esse espetáculo da natureza.

É fácil identificar as francas, pois elas aparecem em grupo. A mãe pode atingir até 17 metros de comprimento, sendo possível avistá-la inclusive a olho nu. O borrifo, em formato de V, também é bastante característico.

Bateu a curiosidade? Então programe-se, que a Semana Nacional da Baleia Franca vem cheia de novidades.

Confira as atrações da Semana Nacional da Baleia Franca 2019

A Semana da Baleia Franca tem atrações para todos os gostos. Um dos destaques é a programação musical. O Parque de Eventos Jorge Adelino Zanini será palco de um show nacional a ser divulgado em breve.

Os visitantes de Imbituba também poderão conferir uma feira de artesanato, onde encontrarão peças produzidas por moradores daqui. Além disso, a empresa Animatruck ficará responsável por passeios temáticos.

Ainda, a ocasião marca o lançamento de cartões postais feitos por estudantes do município. Uma exposição fotográfica, vinculada ao projeto Turismo na Escola, servirá para enaltecer ainda mais as belezas da Praia do Rosa e região.

Quer mais? Em paralelo à Semana Nacional da Baleia Franca, ocorre o Festival Gastronômico Baleia Franca. São 29 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, bares e lanchonetes. Cada um deles oferecerá um prato exclusivo, elaborado especialmente para o evento. O diferencial é o uso de ingredientes locais.

O Refúgio do Pescador, que fica junto à Hospedaria das Brisas, já está preparando o cardápio. Aguarde surpresas bem saborosas!

Por que se hospedar na Praia do Rosa

Nem só de baleia-franca vive o município de Imbituba. Claro que a visita desse gigante dos mares movimenta bastante o turismo, mas a cidade tem opções de lazer o ano todo.

Na Praia do Rosa, você pode encarar trilhas, observar o pôr do sol, fazer um passeio de barco, praticar surfe ou, simplesmente, aproveitar os benefícios da natureza. Os dias de folga sempre ficam mais tranquilos por aqui.

Se a ideia é um programa romântico, vale a visita durante os dias frios. O lugar fica com clima de serra em pleno litoral! Aí, a pedida certa é estar pertinho da lareira e saborear um vinho.

Deu vontade de experimentar, né? Então veja quais são os próximos feriados de 2019 e planeje sua viagem!

A Hospedaria das Brisas está pronta para lhe receber com todo o conforto que você merece. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas instalações.