Você sabe a origem do nome "Praia do Rosa"?

15/02/2016

Além de ser um lugar muito querido pelos veranistas, a Praia do Rosa ainda carrega um nome muito simpático. Mas você sabe como ela ganhou este nome? A gente te conta!

 

Ao ouvir o nome Praia do Rosa, que significa Praia Rosada, muitas pessoas acreditam que ela foi batizada pela possibilidade da areia ser cor de rosa, porém esta não é a real origem da nomeação da praia Catarinense. Nos anos 1960, a praia era habitada apenas por poucos pescadores e agricultores. Sem nenhum tipo de estrutura, como luz elétrica ou água encanada, era conhecida como Praia do Porto Novo.

 

Um dos pescadores da região, Dorvino Manoel da Rosa, era proprietário de terras que davam acesso à Praia do Rosa. Muito hospitaleiro, costumava receber em sua casa muitos surfistas e viajantes hippies que visitavam o local na década de 70. Esses visitantes começaram a chamar o local de “Praia do Rosa”, em referência a Dorvino, e o nome popular começou a ser adotado gradativamente.

 

Naquela época, a praia recebia um público muito jovem, eram hippies e surfistas na faixa etária dos 20 anos. Como naquela época não existiam pousadas na Praia do Rosa, quem visitava a região costumava ficar hospedado nas casas dos poucos moradores. A maioria desses visitantes vinha do Rio Grande do Sul e são muitos os relatos de que os gaúchos adquiriram áreas nobres da Praia do Rosa em troca de móveis, eletrodomésticos, carros ou pequenas quantias em dinheiro.

 

Por volta da década de 80, a energia elétrica chegou naquela zona, que passou a ser cada vez mais conhecida e procurada. Hoje, apesar de ainda não ter uma população muito numerosa, a Praia do Rosa já não é um ponto de encontros hippies, mas sim de surfistas e mulheres que buscam se bronzear a beira-mar. E aqueles jovens hippies que habitaram a praia há muitos anos atrás, hoje são empresários bem sucedidos, donos de empresas e negócios na própria praia que "fundaram".

Natureza exuberante

A Praia do Rosa ficou muito famosa em todo o Brasil e também no exterior por sua beleza natural exuberante. Repleta de belas praias, montanhas, dunas e mata nativa, é considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo.

Capital Nacional da Baleia franca

Entre os meses de julho e novembro, a Praia do Rosa possui um atrativo a mais. É nesse período que as Baleias franca chegam à região para o acasalamento e reprodução. O local é Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e o animal proporciona verdadeiros espetáculos aos turistas que visitam a região durante o inverno. A pesca do animal é proibida desde 1973, quando a espécie quase foi extinta pelo homem. As Baleias franca podem ser vistas e ouvidas por toda a extensão da areia da Praia do Rosa e também no alto das trilhas de Imbituba.

Esportes no inverno e no verão

Conhecida e procurada por surfistas que buscam grandes ondas, a Praia do Rosa oferece atrações o ano inteiro aos esportistas. Além da prática de surf, o kitesurf, windsurf e stand-up paddle também são muito comuns na região. A Praia do Rosa também é procurada por quem gosta de fazer trilhas a pé ou de bicicleta, tanto é que a cidade é palco do Bike Marathon, prova de cross country para Mountain Bikes. Algumas empresas também oferecem cavalgadas pelas praias e trilhas, uma opção que agrada adultos e crianças.

 

Como você viu, a Praia do Rosa é repleta de atrações. E se você quer se hospedar no melhor lugar na praia, faça já sua reserva na Hospedaria das Brisas e aproveite toda a beleza da Praia do Rosa.

Chame no Whatsapp