Praia do Rosa: 3 pontos turísticos para se encantar ainda mais

19/11/2018

Que a Praia do Rosa é um dos destinos mais charmosos do litoral catarinense você já sabe. Mas se está planejando viajar para conhecer a vizinha de Garopaba, há três pontos turísticos que você não pode deixar de visitar.

Já ouviu falar da Lagoa do Meio, da Ilha das Araras e do Observador das Baleias? É a beleza desses cantinhos que fizeram a Praia do Rosa ser considerada uma das Baías Mais Lindas do Mundo, segundo a associação francesa World Bays, que a incluiu como única representante brasileira no seleto grupo de 30 praias espalhadas por 30 países.

Lagoa do Meio

Situada exatamente no meio da Praia do Rosa, entre Rosa Norte e Rosa Sul, a Lagoa do Meio convida qualquer visitante ao relaxamento e contato pleno com a natureza. As águas tranquilas e quentinhas cercadas por uma vegetação encantadora formam o destino favorito de famílias e casais que querem fugir da agitação das águas do mar. O estreito canal que liga a lagoa ao mar costuma ser a maior diversão para as crianças.

Devido à sua tranquilidade, é um excelente local para praticar natação ou Stand Up Paddle (SUP) e caiaque. Ao redor da lagoa é fácil encontrar locais alugando equipamentos para essas práticas.

Para quem curte caminhadas, além da costa ser uma ótima opção, há uma trilha que circunda quase toda a Lagoa do Meio, oferecendo uma ótima experiência para explorar as belezas da Mata Atlântica nativa.

casal-lagoa-do-meio

A profundidade da Lagoa varia ao longo dos meses, chegando a quase encontrar o mar em períodos de cheia. Duas vezes por ano esse encontro acontece, momento em que é possível observar o trânsito de peixes entre a lagoa e o mar.

Ilha das Araras

A cerca de 3km da costa, a Ilha das Araras é a opção perfeita para quem procurar explorar a natureza local e se aventurar em novas descobertas. Podendo ser vista da Praia de Itapirubá, vizinha da Praia do Rosa, a Ilha compreende uma área selvagem e inabitada de quase 97 mil metros quadrados.

Muito frequentada por mergulhadores, a Ilha das Araras é uma área de reserva que também se tornou um dos destinos favoritos para quem curte pescaria e esportes náuticos. O buraco do chacal, um dos vales na costa da Ilha, é o local mais procurado pelos pescadores da região.

Quando você for até a Ilha das Araras, não deixe de visitar seu ponto mais alto. Nele está situado um farol de 11 metros de altura que guia as embarcações que se aproximam do município de Imbituba.

Observador das Baleias

Destino ideal para quem foge das altas temporadas, de julho a novembro, a Praia do Rosa recebe a ilustre visita das Baleias Francas, que se aproximam da costa catarinense para procriar e alimentar seus filhotes. Para apreciar esse espetáculo, basta subir nos costões que circundam a praia, os chamados Observador das Baleias.

baleia-em-alto-mar

Os pontos altos dos costões, de onde se enxerga toda extensão da praia, são apreciados principalmente pelos amantes das trilhas e caminhadas pela natureza. Na época de procriação das Baleias Francas, turistas e estudiosos vêm de todo o mundo para observar o espetáculo que só pode ser visto por terra, a fim de evitar que as baleias se assustem com a presença dos barcos e prevenir possíveis acidentes devido ao grande porte dos animais.

As baleias protagonizam momentos inesquecíveis nas águas que também podem ser observados da beira da praia. O som causado durante o esguicho dos animais pode ser ouvido a centenas de metros, já tendo sido relatado inclusive por hóspedes da Hospedaria das Brisas em seus quartos.

Para descansar em um local de natureza exuberante e com uma infraestrutura hoteleira de qualidade, a Praia do Rosa é a melhor opção!

Está planejando a viagem? Faça sua reserva na Hospedaria das Brisas e tenha a experiência mais encantadora do litoral catarinense.

hotel na praia do rosa
Chame no Whatsapp