Inverno é tempo de observar as baleias Franca na Praia do Rosa

18/07/2018

A baleia Franca é considerada um dos maiores animais do mundo, podendo alcançar 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas. A espécie vive nas águas geladas da Antártica e se alimenta dos pequenos crustáceos krill, entre os meses de dezembro e maio.

De julho a novembro, os adultos ficam em jejum e migram até o litoral catarinense em busca de águas mais quentes e longe de predadores para se reproduzirem e darem à luz aos seus filhotes.

No início da década de 1970, as baleias Franca quase foram extintas devido a pesca. Em 1973, a prática foi proibida e o litoral de Santa Catarina se tornou Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.

baleia franca

O espetáculo que o animal proporciona é único e encanta turistas de todos os lugares. Até 2013, a observação podia ser feita em alto mar, em embarcações cadastradas, mas desde então, só pode ser feita por terra, a fim de evitar que as baleias se assustem com a presença dos barcos e prevenir possíveis acidentes devido ao grande porte dos animais.

As baleias protagonizam momentos inesquecíveis nas águas que podem ser observados da beira da Praia do Rosa em grandes proporções. O espetáculo inclui esguichos em forma de V que atingem até 8 metros de altura e são resultados do ar aquecido que é expelido rapidamente dos pulmões e se condensa no frio.

O som causado durante esse esguicho pode ser ouvido a centenas de metros, já tendo sido relatado inclusive por hóspedes da Hospedaria das Brisas, em seus quartos.

baleia franca no mar

Os filhotes nascem com cerca de 4 metros de comprimento e pesando aproximadamente 4 toneladas. Eles se alimentam do leite espesso e gorduroso da mãe, que é depositado na água em jorros quentes. A baleia-mãe mantém seu filhote sempre próximo e ao lado da orla, para que ele não se afaste no mar aberto. A espécie é grande, mas em geral dócil e curiosa, adora se exibir.

Quem visita a Praia do Rosa durante os meses de reprodução da espécie se encanta com o espetáculo e costuma voltar para assistir em outros anos. Quer viver essa experiência? Faça já sua reserva na Hospedaria das Brisas.

hotel na praia do rosa
Chame no Whatsapp