Conheça o Sandboard e confira dicas para começar a praticar

04/11/2016

O termo “Sand” significa areia e “board” significa prancha, assim, como o próprio nome já esclarece, o sandboard é um esporte que consiste em descer dunas de areia com uma prancha. Esse esporte foi pensado para ser uma alternativa nos dias em que o mar não estava em boas condições para os surfistas. Foi criado aproximadamente no ano de 1986, em Florianópolis, Santa Catarina e inicialmente, a descida nas dunas era feita com pedaços de pranchas quebradas.

homem segurando prancha sandboard

Atualmente, não são mais usadas pranchas quebradas na prática e o formato das pranchas atuais é bem semelhante ao de uma prancha de snowboard. Para a prática do esporte, as dunas devem ter pelo menos 30º de inclinação. Veja neste artigo tudo que você precisa saber para praticar o esporte, por lazer ou profissionalmente.

 

Equipamentos utilizados para a prática de Sandboard:

1) Protetor Solar:
Para garantir a saúde da pele, é essencial que o atleta passe protetor solar antes de praticar o esporte. O ideal é não utilizar protetores gordurosos para não grudar a areia no corpo. Camiseta e boné também são indispensáveis para proteger-se do sol.

2) Prancha Sandboard:
Geralmente feita de madeira, de fibra de vidro ou de fibra de carbono, a prancha deve ter entre 1,20 e 1,70 metros de comprimento. Além disso, a sua parte inferior necessita de um revestimento, que pode ser tanto de inox, plástico ou ainda de placa fórmica, esses revestimentos facilitam o deslize. As pranchas também devem possuir duas alças na parte superior para que o atleta encaixe seus pés, com a finalidade de ter mais estabilidade e equilíbrio na prática.

pranchas sandboard fixadas na areia

3) Bota de Sandboard:
Ao utilizar a bota específica para o Sandboard, o atleta reduz as chances do praticante torcer o seu tornozelo durante as descidas pelas dunas.

4) Deck:
O deck é uma proteção de borracha que também auxilia na proteção dos tornozelos e ajuda nos momentos de alto impacto, evitando que o pé escorregue.

5) Vela:
A vela impulsiona o deslize e a velocidade da prancha na areia quando o vento se encontra em boas condições. Aplica-se vela comum na prancha, em movimentos circulares antes de cada descida, mas deve-se ter um cuidado para não exagerar, pois senão o efeito é o contrário a prancha freia ao invés de deslizar.
Alguns atletas preferem usar giz de cera ao lugar da vela pelo fato de durar mais tempo em contato com a areia, e também existem alguns tipos especiais de parafinas estrangeiras com a mesma finalidade.

6) Capacete:
O capacete protege as condições físicas do atleta e reduz a possibilidade de acidentes mais graves.

7) Toalha:
Na hora de retornar para casa, é preciso de uma toalha para ao menos amenizar a quantidade de areia espalhada pelo corpo.

manobra sandboard II

Modalidades Sandboard - o Sandboard é praticado em quatro diferentes modalidades:

Big Air Sandboard
É a modalidade de competição mais comum. O Big Air consiste em saltos com manobras, em que quem der a manobra mais radical é o vencedor.

big air sandboard

Slope Style Sandboard
Um percurso com obstáculos, semelhante ao street do skate, em que vence quem se sair melhor no trajeto.

Boardercross Sandboard
Este também é um percurso com obstáculos, porém consiste em uma corrida entre quatro atletas, com rampas e curvas fechadas, que vende quem chegar primeiro ao final.

Slalom Sandboard
Uma descida com percurso marcado por bandeirinhas que precisam ser contornadas pelos atletas. Vence quem completar o trajeto primeiro.

Principais manobras Sandboard

O Sandboard é um esporte de velocidade, mas também de algumas manobras. Se você pretende se aventurar no esporte ou mesmo acompanhar os campeonatos, conheça algumas das principais manobras, divididas em grupos, conforme suas características:
Rotação
Manobras em que o atleta realiza giros com a prancha, de 180°, 360°, 540° e 720°.

Grabs
São os movimentos que o esportista segura a prancha com uma ou com ambas as mãos.

Flips
Manobras como os saltos mortais, em que o sandboarder realiza movimentos no plano sagital (centro do corpo) e sobre o centro de gravidade.

Rails
Movimentos herdados do skate, em que o atleta desliza com a prancha sobre uma superfície lisa, como um ferro ou um cano.

homem realizando manobra rails sandboard

 

Especialista brasileiro Sandboard

O maior campeão de sandboard do mundo é brasileiro! Digiácomo Dias, o "Digi" começou sua carreira no esporte aos 15 anos e é tetracampeão sul-americano (2000, 2002, 2003 e 2004) e mundial em 2001, 2003, 2005 e 2012.
Digi especializou-se em Big Air, mas treina em todas as modalidades. O esportista entrou para a história do Sandboard como primeiro atleta no mundo a executar o Double Front Flip (mortal duplo para frente), em 1999.

Digiacomo Dias realizando manobra. Imagem disponível na página do Facebook de Digi


Atualmente, Digi é expedicionário de desertos em busca das melhores e maiores dunas do mundo. Já explorou dunas do Chile, Peru, Argentina, Brasil, Dubai, Vietnã, Egito, Alemanha e Estados Unidos.

Agora que você já conhece o esporte e já leu as nossas recomendações, que tal se experimentar uma aventura radical nas dunas da Praia do Siriú? Localizada a 9 km do norte de Garopaba, as dunas do Siriú chegam a alcançar 5 quilômetros de largura e prometem ser um ótimo programa para crianças e adultos.

hotel na praia do rosa
Chame no Whatsapp