Aprenda algumas dicas de surf para iniciantes.

13/05/2016

O surf é um esporte praticado há centenas de anos por todo o mundo, tanto como um passatempo quanto por profissionais em competições. A Praia do Rosa é um reduto de surfistas do Brasil e do mundo, atraindo praticantes do esporte o ano inteiro.
Muitas pessoas se encantam com o surf, mas não sabem por onde começar a aprender. Se esse é o seu caso, veja algumas dicas que separamos para te ajudar a começar no esporte:

pranchas de surf

Escolha da prancha

Para começar, é preciso estar com o equipamento correto para a prática. Existem diversos modelos de pranchas, um para cada modalidade e grau de dificuldade. Para os iniciantes, o ideal é uma prancha maior em largura e espessura. Outro fator importante é o peso da prancha, que deve suportar um peso maior que o seu para facilitar a estabilidade e a flutuação. Conheça os tipo de pranchas mais comuns:

Longboard

São as pranchas grandes e largas, ideais para iniciantes, mas também é adorada pelos profissionais mais antigos. São fáceis de entrar na onda e proporcionam manobras suaves.

Gun

É grande, mas tem menos contato com a água que a longboard. É ideal para quem busca manobras em ondas maiores.

Funboard

É considerada a melhor opção de prancha para iniciantes. Levemente menor que a longboard, mantém a estabilidade e possibilita a realização de manobras. É uma prancha bastante versátil, fácil de entrar na onde e de correr nela.

Evolution

Semelhante à Funboard em espessura e largura, mas com bico pontudo, formato de uma pranchinha. É indicada para realização de manobras maiores que a longboard e a funboard.

Shortboard (pranchinha)

É uma prancha para quem busca velocidade nas águas e para quem pratica manobras. Indicada para um tipo de surf mais moderno de rasgadas, aéreos e tubos. Esse é o modelo mais utilizado por profissionais e por amadores mais experientes.

homem surfando no mar

Comece a praticar com calma

Depois de já estar equipado com a prancha correta, vista uma roupa adequada, como uma bermuda confortável e uma lycra sobre a camiseta. Isso vai proteger você de possíveis arranhões, principalmente no início.
Para iniciar no esporte o primeiro passo é aprender a se equilibrar em cima da prancha e ganhar estabilidade. Você vai precisar de equilíbrio e coordenação. Procure praticar quando a praia estiver mais vazia e as ondas calmas.
Comece deitado na prancha, remando desde a margem até onde a onda começa a quebrar. Quando ver uma onda, intensifique as remadas e quando a onda chega, empurre a prancha para baixo e suba rapidamente, passando para a posição de pé. Mantenha as pernas flexionadas e fique no centro da prancha. Depois disso, é só praticar.

hotel na praia do rosa
Chame no Whatsapp