Por que o pôr do sol nos impressiona tanto?

O pôr do sol talvez seja um dos fenômenos da natureza mais impressionantes. Toda tarde, quando o astro rei descansa no horizonte, o céu ganha um colorido especial. Mas por que será que nós gostamos tanto desse espetáculo? Vamos refletir um pouco sobre o assunto?

A relação entre o Sol e a humanidade

A importância do Sol para os seres humanos é inegável. Graças a sua luz, as plantas crescem e nós conseguimos cultivar o alimento. O calor dos raios solares quebra o frio da madrugada, tornando a vida na Terra mais confortável. Além disso, o ciclo de dias e noites também foi uma das primeiras maneiras de medir a passagem do tempo.

Não é à toa que sociedades antigas tenham cultuado essa grande bola de fogo como um deus. Do egípcio ao Sol Invicto do Império Romano, esse corpo celeste sempre foi visto com admiração.

E os benefícios do sol para a saúde são estudados até hoje pela ciência. Estar ao ar livre ajuda a sintetizar vitamina D, nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos. Também é bom para regular a produção de endorfina e serotonina, substâncias relacionadas ao bem-estar. Ou seja: um pouquinho de praia todos os dias ajuda a afastar o fantasma da depressão.

Porém, é preciso evitar os horários de pico, quando o astro está a pino e pode causar queimaduras graves. Os dermatologistas recomendam que a exposição ao sol se dê no início da manhã ou após às 16h.

É justamente nesse segundo período que acontece a mágica. Depois de oferecer luz e calor para seus súditos, o rei se despede na forma do crepúsculo. Antes de ceder espaço à noite, ele ainda nos presenteia uma última vez, colorindo o céu com uma paleta que nunca é exatamente igual à anterior.

Talvez o fascínio pelo pôr do sol esteja justamente aí: trata-se de um lembrete para aproveitarmos o momento. Cada poente é único. Depois que ele passa, restam somente as lembranças – e, claro, algumas fotos para publicar no Instagram. 😉

Aliás, os fotógrafos profissionais adoram os instantes em que o sol está mais baixo no horizonte. É a chamada hora dourada. A luz natural ganha tons avermelhados e fica mais suave, em comparação ao restante do dia. Isso cria a atmosfera perfeita para imagens belíssimas!

09

Você também faz parte da turma que adora fotografar o céu? Já se reuniu com os amigos para aplaudir o pôr do sol na praia e agradecer por mais um dia iluminado que passou?

Temos uma sugestão. Venha se hospedar na Praia do Rosa! Aqui você pode admirar esse espetáculo de camarote. Dá para observar o crepúsculo à beira-mar ou, então, subir até um dos morros para ter uma visão privilegiada.

A região também tem diversas opções de lazer para quem procura descanso em meio à natureza. E o melhor é que você pode aproveitar o passeio tanto no verão quanto durante o inverno.

Quer saber mais? Então entre em contato com a Hospedaria das Brisas e conheça nossas instalações. Estamos aguardando a sua visita. Até lá!