Passeio a cavalo: um jeito diferente de explorar a Praia do Rosa

Quem visita a Praia do Rosa sabe como a região oferece bem mais que sol e mar. As trilhas em meio à mata nativa, por exemplo, são ótimas para você curtir os benefícios da natureza. E que tal percorrer os caminhos no lombo de um cavalo? A seguir, vamos falar dessa opção de passeio inusitada, mas que rende uma experiência incrível!

Passeio a cavalo na Lagoa de Ibiraquera

Um dos cartões-postais do município de Imbituba é a Lagoa de Ibiraquera. E são vários os motivos que tornam o local tão famoso entre os turistas.

Calmo e morninho, o espelho d’água é perfeito para a prática de esportes. Caiaque, stand-up paddle e kitesurf estão entre as atividades mais comuns. O lugar também é berçário de crustáceos, além de presentear o público com uma vista privilegiada do pôr do sol.

Se já não bastassem tantos atrativos, esse cenário recebe, ainda, trilhas a cavalo. O trote vagaroso dos animais combina perfeitamente com o clima sereno e a brisa agradável da lagoa. Dá até para percorrer a parte rasa da água. Um momento delicioso de conexão com a natureza!

Quem tem um pouco mais de fôlego pode seguir rumo à praia da Barra de Ibiraquera, num percurso que dura cerca de três horas. E não há motivo para pressa. A dica é tirar esse tempo para admirar a flora, respirar ar puro e desapegar-se das preocupações mundanas.

Como fazer passeio a cavalo na Praia do Rosa

Em entrevista ao portal G1, o fisioterapeuta Ronaldo Ruas afirma que andar a cavalo “ajuda a fortalecer os músculos das costas e dos braços, deixando assim o corpo mais alinhado”. Em acréscimo, o hábito melhora o sistema cardiopulmonar, o que contribui para uma sensação de relaxamento.

Bom demais, né? E o legal é que você não precisa ser mestre do hipismo para subir na garupa do bicho. Iniciantes também podem aderir à prática. Basta encontrar ajuda especializada.

Vale lembrar que alguns equinos são xucros e indóceis – muitas vezes, em decorrência de maus tratos. Ou seja: não dá para montar em qualquer cavalo que você encontre por aí. E se ele resolve dar pinote ou galopar em disparada?! Por isso, é necessário recorrer aos serviços de criadores experientes e reconhecidos no ramo.

Ao fazer uma trilha a cavalo, certifique-se de que os animais sejam bem cuidados. Eles devem ser mansos e acostumados ao contato com humanos.

Aqui na Hospedaria das Brisas, temos uma parceria com a Luciane Fontoura. Ela organiza passeios em grupos de até quatro pessoas pelas imediações de Ibiraquera. Tudo é feito com capricho, segurança e, claro, amor aos animais.

Aliás, dê uma olhada na página de Instagram da Lu Turismo Equestre. As imagens vão impressionar você!

Interessou? Então entre em contato conosco e faça agora mesmo sua reserva na Praia do Rosa. Assim que você chegar, nós podemos combinar um passeio a cavalo com a Lu. Vai ser uma delícia conferir as belezas naturais de Imbituba a partir de um ângulo diferente. Estamos aguardando sua visita!