Meditação matinal: comece o dia com energia renovada

Diversos estudos apontam os benefícios da meditação. A prática ajuda a reduzir o estresse, aliviar dores e melhorar a capacidade de concentração do indivíduo. Segundo uma revisão de literatura feita por médicos do grupo Johns Hopkins, de Baltimore (EUA), meditar regularmente também diminui sintomas associados à depressão.

Portanto, nada melhor que começar o dia tirando uns minutinhos para esvaziar a mente, relaxar o corpo e… Respirar. Isso mesmo: você não precisa acender incenso nem rezar para um guia espiritual (a menos que faça parte de sua crença, claro). Qualquer pessoa, independentemente da idade ou da religião, pode aproveitar as vantagens da meditação matinal. E é supersimples começar.

Como fazer meditação matinal

De acordo com o grupo Johns Hopkins, uma das melhores técnicas de meditação conhecidas é o Mindfulness. Trata-se de um estilo baseado no Budismo, mas que tem uma abordagem secular, sem religião envolvida.

O praticante deve prestar atenção à própria respiração, bem como aos movimentos e às sensações do corpo. Esse esforço faz com que a pessoa perceba pensamentos, sentimentos e ações com mais clareza. Assim, ela deixa de se preocupar com os problemas do futuro e passa a viver, com mais intensidade, o momento presente.

É por essa razão que a meditação matinal pode ser tão benéfica. Ao começar o dia com a cabeça fresca, você não se deixa abater por preocupações menores. Com isso, o nível de ansiedade cai. A vida se torna mais leve e tranquila. Maravilha, hein?

Você pode começar suas sessões de Mindfulness com cinco minutos diários e ir aumentando a dose progressivamente. Existem diversos tutoriais na internet e aplicativos para monitorar a prática, como o Calm. Resumidamente, o passo a passo para meditar consiste em:

– Sentar-se confortavelmente, no chão ou numa cadeira, com a coluna ereta;

– Fechar os olhos e tentar não pensar em nada (uma música tranquila pode ajudar a abafar os sons ambientes);

– Concentrar-se apenas na respiração, inspirando devagar, pelo nariz, e expirando pela boca.

Simples, né? Claro que, de início, algumas ideias soltas vão passar pela sua mente. Deixe-as fluir, mas não se apegue a nenhuma delas. A intenção, nesse momento, é justamente “limpar” o cérebro para que pensamentos novinhos em folha possam chegar. Sua manhã ficará mais produtiva, com certeza!

Praia do Rosa: lugar perfeito para sua meditação matinal

Vale ressaltar que as práticas meditativas podem ser realizadas em qualquer lugar, inclusive no trabalho ou no transporte público. Porém, nada como um cenário paradisíaco para você conquistar resultados ainda melhores.

Tá precisando de uns dias de folga? Então venha praticar sua meditação matinal na Praia do Rosa! Já pensou em dar uma relaxada com os pés na areia, ouvindo o barulho das ondas? Ou, que tal, fazer uma trilha em meio à Mata Atlântica para se reconectar com a natureza? Aqui tem todas essas opções. 😀

A Hospedaria das Brisas proporciona o clima ideal para você viver momentos de pura tranquilidade. Nós oferecemos, inclusive, aulas de yoga e massagens relaxantes para os hóspedes! Acesse nosso site e saiba mais sobre as nossas instalações. Estamos esperando pela sua visita.