Esta chegando à temporada da Baleia Franca na praia do Rosa

No período de julho a novembro as Baleias Francas migram das águas frias da Antártida para as águas mais amenas, do litoral de Santa Catarina, para se reproduzirem e amamentarem seus filhotes.

A presença delas no litoral sul Catarinense é um espetáculo à parte, com o seu tamanho que pode chegar a 18 metros de comprimento, pesando 60 toneladas e seus pequenos filhotes que já nascem com cinco metros de comprimento e até cinco toneladas. Não resta duvidas que a vista dessa família de peso seja uma super atração para os amantes da natureza e do ecoturismo.

As Baleias Francas, apesar do tamanho, são mamíferos extremamente dóceis, que chegam bem próximo da areia sem qualquer medo. Essa característica amável a tornou um alvo fácil para caçadores a alguns anos atrás. Antes da proibição da caça às baleias em 1987 elas eram tidas como alvo fácil, entre os caçadores a chamavam de Right Whale que traduzindo é Captura certa.As Baleias Franca chegaram a beira de sua extinção durante o século XX sendo uma das primeiras a receber a proteção da espécie no ano de 1935.

Após a proibição a antiga estação baleia transformou-se no museu da Baleia de Imbituba. O museu conta as histórias dos piores dias da caça às baleias até os dias dia hoje com a preservação.

Consigo ver as baleias em qualquer praia do litoral catarinense?

Quando ouvimos falar que as Baleias Francas são dóceis e de fácil aproximação achamos que vamos andar na praia e ela vai estar lá a nossa disposição, mas as coisas não são bem assim. Recomenda-se ficar pelo menos quatro dias na região de Imbituba, Laguna, ou Garopaba.

A Praia do Rosa, por exemplo, foi reconhecida por jornais internacionais como o New York Times, como uma das praias mais bonitas do mundo. E um dos 10 paraísos desconhecidos do mundo pelo jornal britânico The Guardian. A Praia do Rosa é bem democrática e promete agradar a quase todos os tipos de turistas, desde surfistas e praticantes de esportes radicais como famílias com crianças pequenas.

Há uma distância de mais um menos 85 km de Florianópolis a Praia do Rosa, no município de Imbituba, é dividida em três partes: Norte, Central e Sul.

- A região Norte suas ondas fortes e grandes é recomendada para os surfistas e praticantes de esportes radicais.

- Já a área mais para o Sul é a região boêmia da praia, com sua variedade de bares e restaurantes é procurada por quem quer se banhar, mas não abre mão de uma infraestrutura.

- Agora a região Central é mais recomendada para as famílias com crianças, suas águas mais calmas e até mais quentes é o parque de diversões para as crianças.

Mas em que hotel ficar nesse paraíso?

No Hotel Hospedaria das Brisas, assim como a Praia do Rosa, faz de tudo para agradar a todos que passam por lá. Localizada a 400 metros da praia, a Hospedaria fica no meio da natureza em um dos lugares mais belos e charmosos da Praia do Rosa. Suas acomodações requintadas conectam você e sua família a natureza sem perder o total conforto.

Um excelente lugar para ficar enquanto espera o momento de ver as Baleias!

E uma dica: os guias da região se comunicam através de um grupo no whatsapp em que informam o lugar exato onde as baleias estão passeando. Por isso ao chegar à região procure um guia.

Estamos à disposição para mais informações, clique aqui!