Cozinha mediterrânea: o segredo da saúde está no prato

Frutos do mar, azeite de oliva, vegetais e ervas frescas são a base da cozinha mediterrânea. A combinação de ingredientes, que alimenta povos da Europa e da África há milhares de anos, virou sinônimo mundial de comida saudável.

Mais que isso, ela ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, concedido em 2013 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Quer saber o que torna essa abordagem culinária tão especial? Então siga conosco!

Culinária mediterrânea é sinônimo de bem-estar

Cada país tem seus sabores particulares. A cozinha mediterrânea praticada na Itália não é, necessariamente, a mesma da Turquia. Isso porque um dos princípios dessa dieta é priorizar os elementos frescos, ou seja, aqueles que podem ser colhidos (e pescados) no quintal de casa. Como o clima e a geografia variam de região para região, alguns insumos podem ser mais abundantes em determinados locais.

De todo modo, existem características em comum. Os pratos são compostos por peixe, mariscos e outras carnes que vêm do mar, sendo elas preferencialmente grelhadas. Para o tempero, usam-se ervas diversas, que dão sabor e um aroma especial à comida.

A refeição está completa com legumes, nozes, amêndoas e grãos integrais – trigo, arroz ou o que estiver mais à mão. Ah, e não podemos nos esquecer do azeite de oliva! A união do óleo com os pescados fornece nutrientes como o ômega 3, uma gordura boa que beneficia o sistema cardiovascular.

Um dos trunfos do cardápio mediterrâneo é a leveza. Não há excesso de manteiga nem de creme de leite, que são a base de pratos mais robustos. Você tampouco vê carboidratos refinados, como açúcar e pão branco. Em resumo: essa pode ser a solução mais adequada para perder os quilinhos extras sem descuidar da saúde.

Outro destaque vai para as porções menores. Não que os comensais passem fome depois da janta. Pelo contrário! A ideia é sentar-se à mesa e saborear cada iguaria com calma, enquanto você conversa com os amigos e bebe uma bela taça de vinho. A bebida, aliás, é rica em flavonoides, que ajudam a proteger o corpo das doenças cardíacas.

Cozinha com cara mediterrânea na Praia do Rosa

Deu vontade de curtir a boa vida, né? Uma refeição saborosa e saudável, um bate-papo com pessoas queridas… Clima ideal para recarregar as baterias!

A boa notícia é que você não precisa atravessar o Oceano Atlântico para experenciar momentos assim. Basta visitar a Praia do Rosa!

Aqui na Hospedaria das Brisas, nós temos o restaurante Refúgio do Pescador. A casa já virou referência na região com um menu inspirado na gastronomia mediterrânea. São pratos leves e supergostosos, preparados com ingredientes selecionados pela nossa chefe Jessica Cordeiro.

As criações exclusivas do cardápio vão surpreender você! Seja no almoço, seja no jantar, o Refúgio é a pedida certa para comer bem. E o melhor: aproveitando a brisa suave que vem do mar.

Que tal viver essa oportunidade única? Entre em contato conosco e faça sua reserva! Nossa equipe está pronta para proporcionar todo o conforto que você merece.