Contato com a natureza traz benefícios para a saúde

Estar em meio à natureza traz benefícios para a saúde. E não se trata de uma simples sensação de bem-estar. O contato com sol, plantas e paisagens naturais age diretamente nos sistemas do nosso corpo.

Diversos estudos científicos apontam as vantagens de trocar a cidade grande por uns dias na praia, por exemplo. Acompanhe o post de hoje e conheça algumas dessas descobertas da Medicina.

Exposição moderada ao sol faz bem para a saúde mental

A vitamina D está relacionada não apenas ao fortalecimento dos ossos, mas também ao equilíbrio do cérebro. Portanto, a falta dessa substância no organismo pode desencadear sintomas semelhantes aos da depressão. Se esse quadro não for tratado, a pessoa corre o risco de adoecer.

Acontece que nós precisamos da luz do sol para sintetizar vitamina D. Não é à toa que, em regiões do mundo com invernos rigorosos e baixa insolação, ocorra o fenômeno da depressão sazonal.

Ainda bem que não faltam lugares na Praia do Rosa para um bom banho de sol! Lembre-se apenas de evitar os horários mais perigosos, entre as 10h e as 16h. Use filtro solar para proteger a pele dos raios UVA e UVB.

Plantas auxiliam no processo de cura de doenças

Pacientes internados em quartos de hospital com plantas apresentam menos dor, menos fadiga e pressão sanguínea mais baixa. A informação vem de uma pesquisa publicada em 2009, no Journal of Alternative and Complementary Medicine. O achado corrobora outros estudos sobre o tema, que relacionam o contato com a natureza à aceleração do processo de cura.

Se já é assim com uns vasinhos de flores, imagine o que uma mata inteira pode fazer! Siga a leitura e confira.

Áreas verdes aliviam o estresse e melhoram a memória

A imersão em ambientes naturais colabora para acalmar os nervos. Cientistas japoneses da Universidade de Chiba observaram que um “banho de floresta” reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. A prática pode, ainda, atenuar casos de hipertensão. Que tal fazer uma trilhas pelos caminhos de Imbituba, hein?

A medicina também aponta que a memória e a concentração ficam melhores quando você passeia ao ar livre. Ou seja: se o trabalho está consumindo as suas energias, é hora de dar uma pausa e fugir para um ambiente mais tranquilo, pelo menos por alguns dias.

Contato com a natureza diminui problemas crônicos

E tem mais. Um pouco de área verde diminui os índices de morte por problemas renais, doenças respiratórias e até câncer. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Harvard, em conjunto com o Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA).

Os profissionais analisaram 108 mil mulheres. Eles perceberam que as pacientes que mantinham contato com a natureza eram mais saudáveis, em comparação às que viviam em grandes centros urbanos.

Com tantos benefícios para a saúde, não tem por que ficar longe do litoral por muito tempo, né? Aproveite a próxima folga e venha curtir a Praia do Rosa! Aqui você encontra paisagens belíssimas e opções superagradáveis de passeio.

Estamos aguardando a sua visita! Faça sua reserva na Hospedaria das Brisas e passe o próximo fim de semana em meio à natureza.