Caminhar na praia queima mais calorias?

Atividade física é um dos principais ingredientes para uma vida saudável. E a receita fica melhor ainda quando a gente adiciona outro ingrediente: o contato com a natureza. Caminhar na praia é isso. Ao mesmo tempo que você mantém a forma, consegue aproveitar lindas paisagens.

Quer mais motivos para aderir à prática? Então siga conosco!

Por que caminhar na praia faz tão bem para a saúde

Para começo de conversa, os exercícios ao ar livre podem ajudar você a emagrecer mais rápido. Calma, o litoral não faz milagres! O que ocorre são obstáculos naturais para aumentar seu esforço.

O trote na areia fofa exige mais das pernas, em comparação à caminhada na esteira. Assim, você eleva o gasto calórico, componente indispensável para perder os quilinhos extras. Não bastasse essa vantagem, os músculos das panturrilhas, das coxas e dos glúteos também saem fortalecidos.

Caminhar na areia dura, mais próxima do mar, traz benefícios semelhantes. Aliás, os especialistas recomendam que você intercale os terrenos. O melhor é ficar um período perto da água, depois se afastar até a parte seca, retornar e repetir o processo.

Esse tipo de treino gera menos impacto nas articulações do tornozelo, do joelho, do quadril e da coluna. Por isso, é recomendado para quem está se recuperando de entorses e lesões. Ainda, como toda atividade aeróbica, o exercício na praia melhora o fôlego. Nada mal, hein?

Cuidados para praticar caminhada na praia

Apesar dos benefícios à saúde, a caminhada na areia apresenta riscos. Confira os cuidados para você aderir à prática sem prejudicar seu corpo.

Procure orientação médica. Pessoas sedentárias não devem treinar na praia de qualquer jeito. Como o solo possui inclinações, o esforço excessivo pode afetar a região lombar e as articulações dos membros inferiores.

Obedeça seu limite. Se você já pratica atividade física com regularidade, mas não tem costume de caminhar na areia, vá com calma. Comece com 15 ou 20 minutos por dia e aumente o tempo progressivamente. Seu fôlego determinará quando é hora de parar.

Use tênis. O piso quente pode causar calos e bolhas, então é mais prudente proteger os pés. Um calçado próprio para corrida é o mais indicado. Confortável, ele também absorve o impacto, além de contribuir para o equilíbrio corporal em terrenos irregulares.

Hidrate-se. A reposição de líquidos é fundamental durante e após qualquer exercício. Imagine quando tem sol direto na sua cabeça! Portanto, faça intervalos regulares para beber água.

Proteja-se do sol. Sempre é bom reforçar: a exposição solar deve ser evitada nos horários mais quentes, entre as 10h e as 16h. Nos demais períodos do dia, use filtro solar e outros acessórios para auxiliar na proteção. Vale chapéu, boné, óculos escuros e até camiseta.

Alongue-se. Depois da caminhada na praia, tire uns minutos para esticar o corpo. A atenção especial vai para as panturrilhas – justamente a área que mais trabalha ao longo do treino.

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