Café da manhã – a refeição mais importante do dia

Nada como começar o dia com um ótimo café da manhã. A primeira refeição é, também, uma das mais importantes. Além de fornecer energia para as tarefas que estão por vir, ela ajuda a evitar o sobrepeso e o envelhecimento precoce. Quer entender o que uma coisa tem a ver com a outra? Siga conosco!

Café da manhã retarda o envelhecimento das células

O nosso organismo continua funcionando mesmo quando estamos dormindo. Esse trabalho inclui a circulação sanguínea, a respiração e outras funções vitais. No processo, o corpo acaba queimando algumas calorias.

Parece bom, né? Só que, junto com isso, são produzidos os radicais livres. Essas substâncias estão relacionadas ao envelhecimento celular.

É por esse motivo que você deve tomar café da manhã assim que acorda. A ingestão de antioxidantes favorece o equilíbrio interno. Nutrientes como a vitamina C e o magnésio, entre outros, são benéficos para “limpar” as células.

Mas o que comer? Segundo nutricionistas, deve-se montar um cardápio variado, que englobe carboidratos, gorduras e proteínas. Um exemplo de café da manhã saudável leva frutas da estação, iogurte natural, pão integral, cereais e ovos. Claro que a composição pode variar conforme o gosto do freguês. 😉

Pular o café da manhã pode levar ao sobrepeso

A falta de tempo para preparar refeições tem levado muita gente a pular o café da manhã. E isso traz prejuízos à saúde.

Pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram uma revisão de artigos científicos sobre o tema. De acordo com elas, o hábito de sair de casa em jejum está ligado a possíveis deficiências de cálcio em crianças e adolescentes. Esses jovens também demonstram pior rendimento escolar.

Já os adultos podem apresentar sintomas como gastrite, tontura, dor de cabeça e dificuldade de concentração. Além disso, o cérebro interpreta que longos períodos sem comida significam privação. Sendo assim, o organismo encontra uma maneira de estocar energia. Como? Acumulando gordura, o que resulta em sobrepeso.

Conforme o levantamento das pesquisadoras da UFSC, pessoas que tomam café da manhã procuram adotar um estilo de vida saudável. Esses sujeitos não fumam, não bebem em excesso e praticam atividades físicas.

Comece o dia com um café da manhã na Praia do Rosa

Você não precisa levar uma rotina de atleta para conquistar mais saúde. O segredo é ir incorporando, gradualmente, práticas benéficas ao seu dia a dia.

Uns dias de folga ajudarão você a avaliar o que realmente importa. Que tal curtir um fim de semana na Praia do Rosa? O contato com a natureza será ótimo para se desligar do estresse com trabalho, trânsito e boletos a pagar.

Aqui na Hospedaria das Brisas temos um café da manhã excelente para quem quer começar o dia com muita disposição! Em seguida, a dica é praticar um pouco de meditação, fazer um passeio de barco, caminhar pelas trilhas ou simplesmente relaxar à beira-mar.

Esse período vai ser importante para recuperar o fôlego. Depois de experimentar um ritmo de vida mais positivo, você com certeza vai querer manter os bons hábitos quando retornar à casa.

Gostou da ideia? Então entre em contato conosco e faça sua reserva!

Esperamos que o post de hoje seja proveitoso. Obrigado pela companhia e até a próxima!