8 dicas para começar a meditar ainda hoje

A meditação traz inúmeros benefícios aos praticantes. Ela pode ajudar você a se concentrar nas tarefas difíceis, dar energia antes de um dia de trabalho ou diminuir a ansiedade acumulada durante a semana. E, acredite, não é necessário mudar completamente a rotina para começar.

Como começar a meditar agora mesmo

Tá achando que essa atividade é só para seres iluminados que têm muito tempo livre? Nada disso! Confira nossas dicas e incorpore, hoje mesmo, o hábito saudável da meditação na sua rotina.

  1. Escolha a técnica certa

Existem variadas técnicas meditativas para experimentar, mas todas elas têm um princípio em comum: a busca pelo autoconhecimento. O objetivo é identificar nossas fraquezas e trabalhá-las para que elas não dominem nossa vida.

Se você tem dúvidas de como começar, procure um app de meditação guiada. Os aplicativos sugerem exercícios bem facinhos.

  1. Defina um horário

Meditação pode ser feita a qualquer hora – ao acordar, no intervalo do almoço ou antes de dormir. E nem precisa de muito tempo. Algumas práticas partem de um minuto por dia!

De todo modo, recomendamos que você defina um horário fixo na agenda. A “obrigação” ajuda a criar o hábito.

  1. Incorpore a meditação à rotina

Acha que dedicar um momento específico para a meditação é impossível? Então tente associá-la a outra demanda do dia a dia. Que tal meditar logo depois de escovar os dentes? Ou antes do lanche da tarde? Lembre-se de que bastam alguns minutinhos…

  1. Fique numa posição confortável

Meditar significa permanecer imóvel por um tempo. Embora alguns praticantes façam isso inclusive em pé, o ideal, para quem está começando, é escolher uma cadeira ergonômica. Se for o caso, use uma almofada para conferir mais estabilidade ao encosto.

  1. Concentre-se na respiração

“Inspire, espire”. Essa é a mecânica básica de qualquer técnica meditativa. Portanto, independentemente do local ou do horário em que você realize a atividade, procure se concentrar apenas na respiração. Afaste os pensamentos aleatórios (e, sim, eles vão surgir na sua mente. É normal).

Uma tática interessante: imagine que você está exalando tensões e inspirando pureza. É ótimo para relaxar.

  1. Vá para um local adequado

De novo, aqui não existe regra. Vale meditar na fila do banco, na carona do carro ou na sala de embarque do aeroporto. Porém, se você ainda tem dificuldade para se concentrar, prefira um local mais sossegado. Aqui na Hospedaria das Brisas, temos o local perfeito para você meditar curtindo o pôr-do-sol. Nosso deck conta com uma vista linda, além da calma e do silêncio que você precisa para se concentrar.

A Praia do Rosa é o lugar perfeito para manter esse tipo de hábito. Também temos a Pedra da Bruxa, no Rosa Sul, que é um pico sagrado para quem quer meditar no nascer do sol, e fica a 800m da nossa pousada.

  1. Diminua as expectativas

Meditar é ótimo, mas não resolve nossos problemas de uma hora para a outra. Você dificilmente vai se sentir nas nuvens com uma única sessão.

Recorra a esse método sem se cobrar resultados imediatos. Depositar expectativas exageradas no novo hábito vai apenas agravar a sua ansiedade. Aproveite o processo e, aos poucos, você notará mudanças significativas na qualidade de vida.

  1. Busque contato com a natureza

Para potencializar ainda mais os benefícios da meditação, nada melhor que estar em meio à natureza. A brisa do mar e o barulho das ondas compõem uma atmosfera perfeita para você recarregar as energias.

A Praia do Rosa é conhecida por proporcionar dias de paz e tranquilidade aos visitantes. O que você acha de passar um fim de semana aqui? Será uma experiência única para o seu bem-estar!

Entre em contato com a Hospedaria das Brisas e faça sua reserva. Nossa equipe está pronta para lhe atender com todo o conforto.