5 dicas para encarar uma trilha com tranquilidade

A Praia do Rosa é o lugar ideal para você fazer uma caminhada. Além das paisagens belíssimas, o baixo nível de dificuldade das trilhas favorece até mesmo quem não tem muito preparo físico. Porém, para aproveitar a experiência ao máximo, sempre vale a pena seguir alguns cuidados.

Confira a seguir dicas essenciais para realizar o trekking com tranquilidade. Vamos lá?

Vista uma roupa adequada para trilha

Tudo bem que praia remete a chinelo de dedo e roupa de banho, mas esse outfit não é o mais apropriado para percorrer trajetos longos. Lembre-se de que os caminhos no meio da mata possuem terreno acidentado, com algumas subidas e descidas. Sem contar que você passará um bom tempo ao ar livre, longe de qualquer guarda-sol para lhe proteger da insolação.

Portanto, vista-se da maneira correta: use tênis de caminhada e roupas confortáveis. Boné e óculos de sol também são acessórios indispensáveis para prevenir incômodos. E, dependendo da época do ano, não se esqueça do casaquinho!

Confira as condições climáticas antes da caminhada

Tem dias em que o tempo pode virar repentinamente. Só que chuva, vento forte e temperaturas baixas dificultam o passeio.

Para fazer trilha com segurança, verifique se haverá sol. Isso diminui as chances de imprevistos. Como algumas rotas levam mais de uma hora, entre a ida e a volta, não dá para interromper a atividade no meio do caminho por conta das intempéries. Ou seja: se chover forte, você vai se molhar. Simples assim.

Respeite seu limite físico

As trilhas da Praia do Rosa são relativamente fáceis. Você não precisará escalar rochas nem atravessar rios caudalosos para chegar ao destino. Ainda assim, pode haver certo grau de aventura, dependendo de seu preparo físico.

Exercícios aeróbicos fazem parte da sua rotina? Beleza, o trekking será tranquilo.

Faz tempo que você não se movimenta como deveria? Nesse caso, pegue leve. Escolha trechos mais curtos, como a trilha Porto Novo, e caminhe sem pressa.

Mantenha a hidratação durante o trajeto

Por mais que o passeio seja calmo, você gastará alguma energia. E não tem quiosque no meio da mata para comprar um lanchinho, né? Melhor se preparar com antecedência.

Faça uma refeição leve antes da caminhada. Se bater a fome durante a trilha, é sempre bom ter opções saudáveis, como frutas ou sanduíche integral. Carregue-as na mochila junto com uma garrafa de água potável.

Recolha seu lixo

Quem pratica esportes em meio à natureza conhece a máxima: “deixe apenas pegadas para trás”. Infelizmente, ainda existem pessoas que largam lixo em local inadequado, poluindo o ambiente e estragando a paisagem.

Você não quer deixar um mau exemplo para os próximos trilheiros, né? Leve uma sacola para recolher os restos de comida, as embalagens plásticas e as garrafas usadas. O material poderá ser descartado mais tarde, em lixeiras apropriadas.

Com esses cuidados, você tem tudo para encarar uma trilha sem estresse. Gostou das nossas dicas? Então que tal visitar a Praia do Rosa e conferir de perto as nossas belezas naturais? Faça sua reserva na Hospedaria das Brisas! Estamos lhe esperando.