10 cuidados com a pele no verão

Dias quentes são sinônimo de praia e atividades ao ar livre. Porém, a radiação solar eleva o risco de queimaduras, câncer e outros problemas. É por isso que você deve tomar cuidados com a pele no verão.

Como cuidar da pele nos dias quentes

A seguir, damos dez dicas para quem quer aproveitar o sol em segurança. As recomendações são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

  1. Filtro solar

O protetor deve ser aplicado diariamente, mesmo quando o céu estiver encoberto. Dê preferência a um produto com FPS 30 ou superior. Aplique-o 30 minutos antes de se expor ao sol e reforce a dose a cada duas horas. Não se esqueça das mãos, das orelhas, da nuca e dos pés!

  1. Roupas certas

Chapéus e blusas de algodão também ajudam a bloquear a radiação UV. Já os tecidos sintéticos, como o nylon, têm fotoproteção mais baixa, de apenas 30%.

  1. Silicone nos cabelos

Além da pele, os cabelos sofrem danos com o vento, o sol e a maresia. Uma maneira de manter as madeixas sempre lindas é investir nos cosméticos adequados. As opções que contêm silicone criam uma película protetora nos fios.

  1. Óculos de sol

Outro acessório superimportante para a saúde no verão são os óculos escuros. Compre o seu par numa ótica de credibilidade! Essa é a garantia de que as lentes terão fator de proteção solar, necessário para prevenir catarata e outras lesões nos olhos.

  1. Horário apropriado

Evite a exposição solar entre as 10h e as 16h, período em que a radiação está mais forte. Melhor acordar cedinho para curtir a praia, ou então admirar o pôr do sol na beira do mar.

  1. Refúgio

Agora, se você é da turma que passa o dia inteiro com o pé na areia, há alternativas. Uma delas é utilizar guarda-sol fabricado em algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Lembre-se: eles ajudam na proteção, mas não substituem o filtro solar.

  1. Alimentos certos

Você já ouviu falar que comer cenoura contribui para o bronzeado, né? Isso acontece devido à ação dos carotenoides. Mas essas substâncias fazem mais pela saúde cutânea: têm antioxidantes que previnem danos! Abóbora, mamão, maçã, beterraba e outros vegetais vermelhos ou alaranjados são fontes desses nutrientes.

  1. Água em abundância

No verão, a gente transpira demais e o corpo desidrata. Isso pode causar indisposição e, claro, acabar com a pele. Portanto, beba sempre muito líquido. Água fresca, água de coco e sucos naturais de frutas são as melhores escolhas.

  1. Banho frio

Na hora do banho, a dica é manter a temperatura da água entre morna e fria, evitando o ressecamento. Que tal aproveitar para tirar o sal do corpo numa das cachoeiras da Praia do Rosa ?

  1. Cremes

Ao fim do dia, não se esqueça de utilizar um bom creme hidratante. O produto serve para manter a quantidade adequada de água na epiderme, garantindo a beleza e a saúde da cútis por mais tempo.

Gostou das dicas? Agora que você conhece os principais cuidados com a pele no verão,  já pode aproveitar as atividades ao ar livre durante a estação mais quente do ano. Venha para o Rosa e encante-se com nossas belezas naturais!

A Hospedaria das Brisas aguarda sua visita. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas opções de quartos.

Inserir, aqui, link para o texto sobre 7 benefícios do banho de cachoeira.