) Você sabia que ir a praia faz bem para a saúde?

Você sabia que ir a praia faz bem para a saúde?

01/12/2016

Nada é melhor do que o mar para aliviar a tensão da rotina do dia a dia, além da diversão, do bronze na beira da praia e da brisa agradável, os benefícios que o mar proporciona para a saúde são muitos. 

Confira abaixo 6 benefícios da praia para a sua saúde:

1) Contato com a areia

Andar descalço na beira da praia e estar contato direto com a terra, além de ser muito agradável, estimula as terminações nervosas, fortalece os músculos e ainda esfolia as células mortas contidas nos pés, gerando bem estar para o corpo.

2) O mar

Nos dias quentes nada melhor do que se refrescar tomando banho de mar! Estar em contato com mar traz diversos benefícios para o organismo, os elementos químicos presentes na água do mar: cloro, sódio, magnésio e iodo, fazem muito bem para a saúde, pois ajudam a evitar alergias, estimulam o sistema respiratório, propiciam relaxamento muscular e ainda geram propriedades antibióticas para a cicatrização de ferimentos.


3) Exposição ao sol

Muitas vezes, o sol é considerado um vilão dos dias quentes pelos constantes alertas de especialistas quanto ao câncer de pele. Porém, se forem tomadas todas as precauções necessárias, o sol também pode trazer benefícios à saúde. Quando as pessoas se protegem usando itens como protetor solar, guarda-sol e bonés, e ficam em contato com o sol nos horários de menor incidência, o sol passa a ser uma ótima fonte de vitamina D - que faz bem para a saúde dos ossos e aumenta a imunidade.

Obs: Evite o Sol entre as 11 horas e as 16 horas e use sempre protetor solar.

4) Relaxar e dormir melhor

A a ionização negativa do ar (os átomos que compõem a brisa marítima) influencia o bem estar do ser humano. Afinal, essa ionização aumenta os níveis de serotonina, que é um neurotransmissor que regula o humor, o sono e a sensibilidade.

 

Quando respiramos a brisa marítima também temos maior facilidade em respirar, pois a ventilação melhora a quantidade de hemoglobina, que viabiliza uma boa circulação de oxigênio. Além disso, na praia as pessoas costumam fazer mais exercícios físicos, o que resulta numa melhoria do ritmo cardíaco, da oxigenação dos tecidos e da circulação.

5) Os músculos

Quando estamos dentro da água temos a sensação que nosso corpo é mais leve, que o nosso peso diminui, isso facilita os movimentos e o sistema circulatório do organismo. Por isso, entrar no mar é bom para os músculos mesmo sem fazer muitos movimentos.

6) Reduz o estresse

A universidade de Exeter, na Inglaterra, realizou uma pesquisa que aponta que o contato com a praia diminui o estresse e estimula as pessoas a praticarem atividades físicas, o que proporciona benefícios à saúde. O estudo ainda ressalta que ir à praia faz com que as pessoas sintam a sensação de serem mais saudáveis, através de pesquisas, os cientistas também descobriram que os moradores de cidades litorâneas têm uma saúde melhor e vivem por mais tempo.

Fontes:
http://saude.umcomo.com.br/artigo/beneficios-da-agua-do-mar-para-a-saude-2438.html
http://ciclovivo.com.br/noticia/viver-na-praia-faz-bem-para-a-saude-comprova-pesquisa/