) Você sabe a origem do nome "Praia do Rosa"?

Você sabe a origem do nome "Praia do Rosa"?

15/02/2016

Além de ser um lugar muito querido pelos veranistas, a Praia do Rosa ainda carrega um nome muito simpático. Mas você sabe como ela ganhou este nome? A gente lhe conta!

Ao ouvir o nome Praia do Rosa, que significa Praia Rosada, muitas pessoas acreditam que ela foi batizada pela possibilidade da areia ser cor de rosa, porém esta não é a real origem da nomeação da praia Catarinense. O nome surgiu em homenagem ao pescador Dorvino Manoel da Rosa, que foi uma das primeiras pessoas a povoar a praia na década de 70, que nesta época não possuía nem energia elétrica, apenas pouquíssimas casas de pescadores e alguns visitantes que eles abrigavam.

Em seu surgimento a praia recebia um público muito jovem, de uma faixa etária de 20 anos, todos com um estilo hippie. Estes turistas que visitavam o Rosa em seu início, costumavam ficar em casas de pescadores, já que não existiam nem pousadas ainda naquela época aos arredores da Praia do Rosa.

Por volta da década de 80, a energia elétrica chegou naquela zona, que passou a ser cada vez mais conhecida e procurada. Hoje, apesar de ainda não ter uma população muito numerosa, a Praia do Rosa já não é um ponto de encontros hippies, mas sim de surfistas e mulheres que buscam se bronzear a beira-mar. E aqueles jovens hippies que habitaram a praia há muitos anos atrás, hoje são empresários bem sucedidos, donos de empresas e negócios na própria praia que "fundaram".