) Vai viajar com as crianças? Conheça 5 dicas para curtir a praia com os pequenos em segurança

Vai viajar com as crianças? Conheça 5 dicas para curtir a praia com os pequenos em segurança

21/02/2017

Para quem tem filhos as férias escolares significam mais tempo para ficar com os pequenos, viajar e se divertir com a família. E nesse momento não é difícil adivinhar qual o destino preferido das crianças: a praia, é claro! Mas para que o passeio seja aproveitado por todos, com segurança e sem dores de cabeça, durante e depois, é preciso tomar alguns cuidados que vão garantir que nada estrague o seu momento em família.

Não esqueça do protetor

Em qualquer época do ano, praia é sinônimo de protetor solar, independente da idade, e tratando-se de crianças esse cuidado deve ser redobrado.

Crianças de até 5 anos de idade devem usar filtros infantis, que possuem uma composição própria para proteger a pele sensível dos pequenos.  Eles devem ser aplicados 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados de 2 em duas horas ou toda vez que a criança sair da água ou suar muito. É importante que o protetor possua no mínimo o fator de proteção 30 e que contenha filtros UVA e UVB.

Bebês a partir dos seis meses de vida, com protetor solar, podem e devem ficar de 5 a 10 minutos diários expostos ao sol, para que o organismo tenha contato com a vitamina D. No entanto, os passeios devem ser feitos  antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde, quando os raios solares são menos intensos.

Guarda-sóis, bonés e chapéus são acessórios úteis que também podem ajudar a evitar o excesso de exposição.

Bebê-de-chapéu.jpg

Cuidado com a alimentação e hidratação

O calor, o sol e a movimentação causada pelas brincadeiras e idas e vindas ao mar, fazem com que as crianças gastem muita energia e percam água do corpo com mais rapidez, por

isso é essencial mantê-los hidratados e bem alimentados, mesmo que eles pareçam não se importarem com isso em meio a diversão.

O recomendado é que as crianças bebam líquidos de meia em meia hora, podendo variar entre água, suco, gelatina ou água de coco.

Na alimentação o ideal são frutas e lanches leves e não perecíveis, devendo ser evitadas as comidas gordurosas ou muito pesadas, que normalmente são vendidas a beira-mar.

Brincando na areia

O mar e a areia por si só já viram um parque de diversões, mas para tornar o passeio ainda melhor, programe-se e leve brinquedos como pás, baldinhos, prancha de surf, bola, etc. Eles com certeza vão adorar ter algo a mais com o que se distrair quando cansarem do mar e quiserem construir castelinhos de areia ou variar as brincadeiras.

praia_bebs.jpg

Não perca elas de vista

No período de férias as praias costumam ficar lotadas e em meio a empolgação, basta um breve momento de distração dos pais para que as crianças se percam, portanto, é melhor prevenir para evitar o susto.

Oriente os pequenos a jamais sair de perto da família e indique um local para encontro, caso isso aconteça.

Pedir uma pulseirinha de identificação para o salva-vidas também é válido, além disso, as crianças nunca devem entrar no mar sem a companhia de um adulto.

Ensine a respeitar o meio ambiente

Aproveite a beleza do mar e a paixão das crianças pela praia para conscientizá-las da importância de preservar a natureza e ensiná-las a não poluir o mar, nem jogar lixo na areia. Mostre a elas onde fica a lixeira e os acompanhe até ela quando precisar depositar algo, ou leve uma sacolinha de casa para descartar o lixo.

 

 

VEJA MAIS:

Comemorações do dia internacional do surf

Observações de baleias francas

Pesca artesanal da tainha é atração da temporada

Foi convidado para um casamento na praia? Veja o que vestir

Dicas para você relaxar durante a viagem

Imbituba na lista de melhores cidades para surfar e viajar no Brasil

3 livros para você levar para a praia

Como cuidar da sua alimentação do verão

Entenda porque correr na praia é bom para a saúde do corpo e da mente

O melhor lugar para passar o dia dos namorados

Promoção fondue a dois no Refúgio do Pescador

Praia do Rosa o melhor lugar para curtir o seu inverno

Praia do Rosa 4 motivos para você ir