) Procurando aventura? Dicas imperdíveis de trilhas na Praia do Rosa

Procurando aventura? Dicas imperdíveis de trilhas na Praia do Rosa

10/07/2017

A natureza praticamente intacta encanta os viajantes com espírito aventureiro nas trilhas das praias de Imbituba

A Praia do Rosa é uma das praias mais procuradas pelos turistas que chegam à Santa Catarina e motivos para isso não faltam: muita gente bonita, contato com a natureza, vários picos para pegar onda, além da gastronomia local que seduz o paladar dos visitantes.

Um pouco afastadas da badalação da Praia do Rosa, existem trilhas que levam até verdadeiros tesouros da natureza. Praias secretas, praticamente intocadas pelo homem, que reservam paz e tranquilidade como recompensa para quem se aventurar pelos caminhos tortuosos que levam até elas.

Recomendamos algumas das trilhas mais famosas que você precisa conhecer na Praia do Rosa:

Trilha da Praia do Luz

A Praia do Luz, velha conhecida de surfistas e praticantes de wind e kitesurf, fica a 1 hora e meia de caminhada da Praia do Rosa. No percurso o explorador é presenteado com paisagens deslumbrantes da ilha do Batuta e das praias de Imbituba, e chegando lá, é recepcionado pela lagoa de Ibiraquera. Na volta é possível conhecer a Praia do Portinho, uma colônia de pescadores que preserva a cultura da pesca artesanal.

Caminho do Alto do Morro

A trilha também conhecida como Caminho do Rei atravessa a mata nativa levando a pousadas e restaurantes localizados em um ponto privilegiado da praia, no topo do morro, de onde é possível admirar o mar. A descida da trilha tem 1,5 km e alguns trechos são de chão batido ou calçados.

Trilha do Canto Norte

Para encarar a trilha do Canto Norte é preciso preparo: levar muita água, um lanche e não esquecer do protetor solar! Como o percurso é longo, com cerca de 3 km até a Praia Vermelha, é recomendado também fazer paradas durante o caminho aproveitando para curtir a vista do mar. O ponto final da trilha é a Praia Vermelha que ainda é praticamente intocada pelo homem, preservando a vegetação nativa e a calmaria que o turista só encontrará por lá.

Trilha do Canto Sul

Ao final do Caminho do Rei fica o início da trilha do Canto Sul da Praia do Rosa. São 2,5 km de caminhada de lá até a Praia do Luz. Também é possível visitar a lagoa de Ibiraquera e a ilha do Batuta.

Trilha da Praia Vermelha

cavalgada do inverno

O percurso da trilha da Praia Vermelha leva cerca de trinta minutos, mas vale muito a pena. Ao final da caminhada o aventureiro se depara com uma praia quase deserta. O acesso à trilha é feito pelo costão Norte da Praia do Rosa em meio a trechos de Mata Atlântica nativa. Imperdível!

Ainda não ficou satisfeito? Aventura de sobra na trilha entre a Praia do Rosa e Garopaba

Se as trilhas que recomendamos ainda não foram desafios suficiente para os aventureiros mais experientes, o caminho entre a Praia do Rosa e Garopaba irá surpreendê-los. O percurso passa pelas praias Vermelha, do Ouvidor e Ferrugem, levando até 3 horas para ser completado. A rota passa por 3 morros ao redor das praias, com rochas e outros contratempos pelo caminho. Por ser uma trilha bastante cansativa, é indicado que um dos roteiros de ida ou volta seja feito de carro.

 

Veja mais:

Comemorações do dia internacional do surf

Observações de baleias francas 

Pesca artesanal da tainha é atração da temporada

Foi convidado para um casamento na praia? Veja o que vestir