) Observação de baleias francas é reativada no litoral catarinense

Observação de baleias francas é reativada no litoral catarinense

20/06/2017

Turistas podem voltar às praias catarinenses para avistar baleias no seu habitat

Imagine avistar uma baleia de até 18 metros em plena Praia do Rosa ou no Farol de Santa Marta. Seria incrível, não é mesmo? Você poderá viver essa experiência com a volta do turismo de observação das baleias francas no nosso litoral.

O Sul do litoral catarinense é conhecido por suas praias aconchegantes e paisagens belíssimas, mas um dos maiores atrativos dessa região do Brasil é o turismo de observação das baleias francas.

De acordo com o Projeto Baleia Franca, o período de maior concentração de baleias francas em Santa Catarina é entre agosto e outubro. As praias na região de Imbituba, Ibiraquera e Laguna recebem grande parte das baleias, garantindo um espetáculo inesquecível para os turistas.

Reativação

Há quase quatro temporadas a prática de observação de baleias estava suspensa. A determinação para a volta desse tipo de ação para os turistas é recebida com alegria pelos catarinenses.

Como a baleia franca está na lista dos animais ameaçados de extinção, tamanho cuidado e proteção com a espécie é justificado. Com esse mesmo objetivo, em Imbituba fica localizada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que cataloga os mamíferos que visitam nossas praias. Já foram registradas cerca de 700 baleias franca na região desde 1987.

Realizada com responsabilidade ambiental e seguindo as regras estabelecidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a observação das baleias é um ótimo atrativo para as praias do estado fora da temporada de altas temperaturas, além de promover momentos incomparáveis para os turistas que participam da atividade.

baleias em Imbituba

Turismo de observação

Nos passeios para observação de baleias é possível avistá-las sem a necessidade de binóculos, de tão próximas da costa que ficam. Algumas, quando em enseadas calmas e protegidas do vento, costumam nadar logo após a arrebentação das ondas, ou seja, realmente muito perto da praia.

Daqui para a Antártida

Aproximadamente 100 baleias se concentram no litoral catarinense a cada ano no período de acasalamento. As baleias vêm em busca de águas quentes para procriar e amamentar os filhos recém nascidos.

As praias onde é mais comum encontrar as baleias franca ficam entre Garopaba e Laguna, entretanto, praias mais ao norte, como Bombinhas e Porto Belo, também recebem a visita dos grandes mamíferos.

Depois desse período e já com os filhotes mais crescidos, as baleias franca rumam para as Ilhas Geórgias do Sul, na Antártida, onde encontram alimento em abundância.

 

 LEIA MAIS:

Dicas para você relaxar durante a viagem

Imbituba na lista de melhores cidades para surfar e viajar no Brasil

3 livros para você levar para a praia

Como cuidar da sua alimentação do verão

Entenda porque correr na praia é bom para a saúde do corpo e da mente