) O Significado do Réveillon

O Significado do Réveillon

01/12/2017

Momento de mudança e renovação, a noite de ano-novo tem significados variados para cada pessoa e em diferentes lugares do mundo

 

A noite que marca a troca de um ano para um novo aflora sentimentos como esperança e renovação - e é exatamente esse o significado da palavra réveillon! De origem francesa, o termo significa “retomada” ou “despertar” e já foi usado para denominar a noite de Natal, passando alguns anos mais tarde a se referir às últimas horas de um ano.

Significado do Réveillon

 

Significado do réveillon pelo mundo

 

A noite de 31 de dezembro é considerada a última do ano, e a noite de réveillon. No entanto, essa data pode mudar de acordo com a cultura. Em várias partes do planeta se comemora a chegada do novo ano em dias diferentes do réveillon brasileiro.

 

Na China, por exemplo, a noite de réveillon acontece no que seria o final de janeiro ou início de fevereiro aqui no Brasil. Já para os judeus, o ciclo anual se encerra ao final de setembro ou início de outubro. Outro povo que celebra a virada do ano em uma data diferente do brasileiro são os muçulmanos, que recebem o novo ano em maio.

Tradições de réveillon

Na mudança de ano, muitas pessoas apostam em simpatias e outras tradições para atrair boas energias, sorte e prosperidade no ano que começa. Entre as mais famosas estão pular as sete ondinhas, comer alimentos iguarias como a romã e pratos consagrados como a lentilha, e a mais tradicional de todas: vestir roupas brancas.

Pular ondas

A história de pular ondas tem origem na cultura africana, sendo a quantidade de pulos escolhida por sete ser um número bastante ligado com a espiritualidade.

Roupas brancas

Assim como os pulos, o costume de vestir branco na noite de réveillon também vem de tribos africanas que usavam trajes nessa cor para homenagear Iemanjá.

 

Romã

Seguindo a mesma lógica da quantidade de ondas a ser pulada no ano-novo, o ritual de guardar sementes de romã na carteira para atrair dinheiro também está relacionada ao número sete.

Lentilha

Para ter um ano farto, conte com a lentilha! Uma colher do grão na ceia de réveillon é o suficiente para atrair comida em abundância