) Na onda da praia: saiba porque correr na areia é bom para a saúde do corpo e da mente

Na onda da praia: saiba porque correr na areia é bom para a saúde do corpo e da mente

06/02/2017

Férias é tempo de relaxar, deixar a rotina para trás e aproveitar para renovar as energias. Mas alguns hábitos não devem ser abandonados, pelo contrário, podem inclusive tornar as suas férias muito mais prazerosas.

Correr é um deles. Se você é daqueles que não vive sem um exercício físico, com certeza já sabe o quanto uma boa corrida pode fazer bem para a sua saúde do corpo e da mente. Senão é, está na hora de cumprir a promessa de fim de ano e começar a se movimentar, e que lugar poderia ser melhor para isso do que a areia da praia?

Quando você corre, não é apenas às calorias que você dá adeus. O estresse também vai embora e você se torna muito mais disposto. Isso porque, ao correr, o corpo libera neurotransmissores que trazem uma sensação de bem estar imediata, estimulam a agilidade corporal e mental, e são responsáveis por provocar uma sensação de euforia.

Se uma simples corrida na esteira ou no asfalto proporciona tudo isso, imagine correr com uma bela paisagem e ouvindo o som do mar?  

 mulher na praia correndo

Seu corpo agradece

A saúde é essencial em qualquer época do ano, mas é no verão que outra coisa incomoda: os quilinhos a mais, e correr na praia é uma ótima maneira de se livrar deles enquanto aproveita as férias.

A grande vantagem de correr na areia é que como ela é fofa, o corpo exige uma maior movimentação da musculatura das pernas, principalmente porque o pé da pessoa afunda  para ser impulsionado, promovendo uma queima de gordura muito mais acentuada, além de desenvolver a musculatura do abdômen e das pernas.

Correr na areia também diminui o risco de contusão, já que ela amortece o impacto, especialmente dos joelhos.

Outro fator que estimula a prática é o desenvolvimento da consciência corporal. Um ambiente como a praia, mais amplo, arejado, com a brisa do mar, a tranquilidade e o contato direto com a natureza, favorecem a percepção quanto a capacidade corporal e o equilíbrio entre a pessoa e o espaço em que ele desenvolve a atividade, o que é essencial para evitar lesões e também para renovar a mente.

 homem correndo na água

E o sol?

O protetor solar é requisito obrigatório para qualquer atividade na praia e para correr não é diferente. Dê preferência aos protetores solares próprios para a prática de esportes. Eles tendem a ser menos oleosos e mais resistentes ao suor.

Dependendo do horário, o uso de boné e de óculos escuros também podem ser necessários.

Outra dica importante é ficar atento ao sol e escolher os horários em que ele está menos intenso, como no início da manhã e no fim da tarde. Esses horários também são bons porque a movimentação é menor e é possível correr com mais liberdade.

Carregue sempre uma garrafa com água ou alguma bebida que ajude na hidratação durante o exercício, e se quiser melhorar seu condicionamento e desempenho, hoje existem vários apps para celular que rastreiam e monitoram todos os dados do corredor.

Agora é só partir pra praia, se divertir e aproveitar para dar um up na sua saúde, assim, as férias vão te renovar em todos os sentidos!

 

 

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