Ligue agora 48 3355.6020 / 48 3355.7462

WhatsApp 51 9388.0795

Envie um EMAIL

Onde Estamos

Conheça o Sandboard e confira 7 dicas para começar a praticar

04/11/2016

 

O termo “Sand” significa areia e “board” significa prancha, assim, como o próprio nome já esclarece, o sandboard é um esporte que consiste em descer dunas de areia com uma prancha. Esse esporte foi pensado para ser uma alternativa nos dias em que o mar não estava em boas condições para os surfistas. Foi criado aproximadamente no ano de 1986, em Florianópolis, Santa Catarina e inicialmente, a descida nas dunas era feita com pedaços de pranchas quebradas.

Atualmente, não são mais usadas pranchas quebradas na prática e o formato das pranchas atuais é bem semelhante ao de uma prancha de snowboard. Os equipamentos de sandboard são:

1) Protetor Solar:
Para garantir a saúde da pele, é essencial que o atleta passe protetor solar antes de praticar o esporte.

2) Prancha:
Geralmente feita de madeira, de fibra de vidro ou de fibra de carbono, a prancha deve ter entre 1,20 e 1,70 metros de comprimento. Além disso, a sua parte inferior necessita de um revestimento, que pode ser tanto de inox, plástico ou ainda de placa fórmica, esses revestimentos facilitam o deslize. As pranchas também devem possuir duas alças na parte superior para que o atleta encaixe seus pés, com a finalidade de ter mais estabilidade e equilíbrio na prática.

 

3) Bota de Sandboard:
Ao utilizar a bota específica para o Sandboard, o atleta reduz as chances do praticante torcer o seu tornozelo durante as descidas pelas dunas.

4) Deck:
O deck é uma proteção de borracha que também auxilia na proteção dos tornozelos e ajuda nos momentos de alto impacto, evitando que o pé escorregue.

5) Vela:
A vela impulsiona o deslize e a velocidade da prancha na areia quando o vento se encontra em boas condições. Alguns atletas ainda optam pelo uso de parafinas especiais para o esporte.

6) Capacete:
O capacete protege as condições físicas do atleta e reduz a possibilidade de acidentes mais graves.

7) Toalha
Na hora de retornar para casa, é preciso de uma toalha para ao menos amenizar a quantidade de areia espalhada pelo corpo.



Agora que você já conhece o esporte e já leu as nossas recomendações, que tal se experimentar uma aventura radical nas dunas da Praia do Siriú? Localizada a 9 km do norte de Garopaba, as dunas do Siriú chegam a alcançar 5 quilômetros de largura e prometem ser um ótimo programa para crianças e adultos.