) Surfe: com que roupa eu vou?

Surfe: com que roupa eu vou?

09/02/2018

Saiba como escolher o wetsuit ideal para cada época do ano

 

Que todo surfista precisa de uma bela prancha para se jogar no mar todo mundo sabe, mas além disso existe outro item indispensável para quem não vive sem pegar onda: o wetsuit, que nada mais é do que aquela característica roupa de neoprene que todos estamos acostumados a ver pelas praias.

Mais do que uma simples roupa, o wetsuit é praticamente um material de proteção obrigatório para os surfistas, já que no inverno ele protege do frio e no verão ajuda a manter longe da pele o sol escaldante e as possíveis assaduras causadas pelo contato com a prancha.

Hoje, existem vários modelos e fabricantes dessas roupas especiais e opções é o que faltam. Por isso, na hora de escolher é importante ficar atento não só as condições climáticas do lugar onde você costuma surfar, como também à liberdade de movimentos e conforto que a peça pode te proporcionar.

Long John

Também conhecido como steamer, o long john é aquela roupa de borracha clássica de perna comprida e pode ser encontrada em 3 tipos: cavado, manga curta ou manga longa. Embora ele seja o que mais limita a performance, por ser mais pesado, costuma ser o preferido de boa parte dos surfistas por proteger de praticamente todas as intempéries do tempo e ser o mais recomendado no inverno ou em lugares com temperaturas amenas.

Short John

É aquela roupa de borracha de perna curta ideal para as temperaturas amenas do outono e primavera que protege do vento, água fria, sol e assaduras. No entanto, por deixar as pernas expostas, ele deixa os joelhos a mercê dos golpes e atritos comuns à prática.